> TABOCAS NOTICIAS : Anatel propõe padronizar entrada de carregadores de celulares

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Anatel propõe padronizar entrada de carregadores de celulares

Proposta é que os carregadores de smartphones vendidos nos Brasil utilizem a entrada USB-C
Foto: Leilane Teixeira/bahia.ba
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (28) uma proposta para padronizar a entrada de carregadores nos celulares em uma só entrada. As contribuições podem ser feitas até 26 de agosto através da plataforma Participa Anatel.

A proposta do órgão é que os carregadores de smartphones vendidos nos Brasil utilizem a entrada USB-C, modelo dos aparelhos Android mais recentes, “por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais”. Ela defende que esse tipo de porta já tem uma normatização bem estabelecida e reconhecida internacionalmente.

A Anatel acompanha o movimento realizado em outras regiões do mundo, a exemplo da União Europeia, que aprovou a padronização dos carregadores nos últimos meses, e a solicitação de parlamentares dos Estados Unidos ao departamento de comércio do país para que a entrada USB-C também seja adotada como padrão.

Em nota, a agência afirmou que a padronização “permitirá maior conveniência dos consumidores” e “possivelmente reduzirá resíduos eletrônicos pelo reaproveitamento de carregadores” em casos de troca de aparelho.

Se o processo ocorrer de forma linear, a obrigatoriedade para o modelo começa em julho de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário