> TABOCAS NOTICIAS : Golpes no Pix crescem mais de 350% nos últimos dois meses

terça-feira, 28 de junho de 2022

Golpes no Pix crescem mais de 350% nos últimos dois meses

Veja como se proteger
Segundo relatório divulgado pela PSafe, a empresa bloqueou mais de 424 mil ameaças de golpes no Pix no período
por Redação BP Money
Os golpes do Pix estão aumentando cada vez mais. Nos últimos dois meses, entre abril e maio deste ano, as tentativas cresceram em 350% em comparação aos meses de fevereiro e março, de acordo com a empresa de cibersegurança PSafe.

Segundo relatório divulgado, a empresa bloqueou mais de 424 mil ameaças de golpes no Pix no período. Entre as abordagens mais utilizadas pelos criminosos está o phishing, modalidade de golpe na qual as vítimas são direcionadas para sites falsos, que pedem dados sensíveis em troca de um falso benefício.

Muitos golpistas também usam técnicas de engenharia social para enganar as vítimas e convencê-las a fazer uma transferência via Pix. É o caso de criminosos que se passam por conhecidos para pedir dinheiro emprestado a amigos e familiares pelo WhatsApp.
Banco Master ensina a se proteger de golpes pelo Pix

O Banco Master procurou dar dicas para ajudar os seus clientes a garantirem a sua segurança digital, seja por golpes no PIX ou até no WhatsApp.

De acordo com a instituição financeira, o primeiro passo é entender quais tipos de golpe são comuns aplicados pelos criminosos e quais são as suas principais abordagens. Por conta da facilidade do Whats e da praticidade do PIX, é importante se certificar antes de transferir uma quantia significativa para alguém ou informar sua chave de acesso do aplicativo.

BC implementa mudanças no Pix

Uma dessas alterações estabeleceu que uma operação suspeita de fraude seja retida por bancos em até 72 horas. Além disso, o BC determinou o limite de mil reais para Pix e TED entre pessoas físicas à noite, entre 20h e 6h.


Com o aumento de golpes no Pix, o vereador Marcelo Messias (MDB-SP) voltou a defender o fim da ferramenta em São Paulo, após um levantamento da CNN mostrar o aumento de 228,4% dos crimes envolvendo o meio de pagamento e transferência bancária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário