> TABOCAS NOTICIAS : Exército nega apoio a comitiva parlamentar em visita a terra Yanomami

sábado, 14 de maio de 2022

Exército nega apoio a comitiva parlamentar em visita a terra Yanomami

Grupo de senadores e deputados investiga ação de garimpeiros nas terras indígenas
Imagem: Reprodução/TV Globo
Foi negado pelo Exército Brasileiro um pedido de apoio logístico para que uma comitiva de parlamentares que está em Roraima pudesse visitar as terras indígenas yanomamis.

A comitiva, composta por senadores e deputados federais, foi ao estado para apurar as recentes denúncias feitas por indígenas contra garimpeiros. A expectativa era de que seus integrantes pudessem visitar a aldeia de Aracaçá, que só é acessível de avião ou helicóptero e é próxima à base militar de Surucucu.

O ofício foi enviado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) ao comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, no último dia 5 de maio.

A resposta foi dada pelo general Francisco Humberto Montenegro Júnior na última quarta-feira (11), quando os parlamentares já estavam em Boa Vista. “Não será possível prestar o apoio, tendo em vista a restrição dos meios aéreos disponíveis na região amazônica”, diz a resposta da corporação.

A comitiva em questão foi criada diante dos recentes episódios de violência sofridos pelos povos Yanomamis, que temem com o avanço do garimpo ilegal em seus territórios. A missão oficial dos parlamentares terminou nesta quinta-feira (12).

Participaram da comitiva os senadores Chico Rodrigues (União-RR), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Humberto Costa (PT-PE), Leila Barros (PDT-DF) e Telmário Mota (Republicanos-RR), além da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) e pelo deputado federal José Ricardo (PT-AM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário