> TABOCAS NOTICIAS : Papa Francisco anuncia arcebispo de Brasília como novo cardeal

domingo, 29 de maio de 2022

Papa Francisco anuncia arcebispo de Brasília como novo cardeal

Dom Paulo Cezar Costa e dom Leonardo Ulrich Steiner serão nomeados para função que tem como uma das responsabilidades escolher novo papa
Leonardo Meireles  / metropoles
Diocese de São Carlos/Divulgação
O papa Francisco confirmou, neste domingo (29/5), a realização de um consistório em 27 de agosto deste ano. A reunião é feita com todos os cardeais, inclusive os novos, também anunciados durante evento no Vaticano. Entre eles, estão dois brasileiros: o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Brasília, dom Paulo Cezar Costa; e o arcebispo metropolitano de Manaus, dom Leonardo Ulrich Steiner.

Dom Paulo Cezar Costa foi nomeado arcebispo da capital do país no fim de 2020. Agora, com a confirmação desse consistório (reunião de cardeais), Costa se torna o mais novo cardeal em termos de idade. Ele fará 55 anos em julho. Atualmente, o mais novo é Dieudonné Nzapalainga, da República Centro-Africana, que já tem 55.

O anúncio do papa veio durante o evento Regina Coeli pelo Domingo da Ascensão do Senhor. Os cardeais são, em geral, os bispos das mais importantes dioceses do mundo, apesar de, na teoria, padres e diáconos também poderem exercer tal função. Eles assessoram diretamente o papa em questões administrativas e econômicas. E se tiverem menos de 80 anos, ficam responsáveis por eleger um novo papa.

“Rezemos pelos novos cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de bispo de Roma, para o bem de todo o fiel Povo Santo de Deus”, rezou Francisco após o anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário