> TABOCAS NOTICIAS : União Brasil libera apoio a Bolsonaro mesmo com pré-candidatura própria, diz jornal

terça-feira, 31 de maio de 2022

União Brasil libera apoio a Bolsonaro mesmo com pré-candidatura própria, diz jornal

O presidente da sigla, Luciano Bivar, irá lançar oficialmente sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto nesta terça-feira, 31, em um ato simbólico
Foto: Toninho Barbosa/ União Brasil
Apesar de ter uma pré-candidatura própria à presidência da República, o União Brasil liberou o apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) já no primeiro turno, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. O presidente da sigla, Luciano Bivar, irá lançar oficialmente sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto nesta terça-feira (31) em um ato simbólico.

De acordo com a publicação, a ideia é que Bivar entre no páreo apenas para negociar a retirada da candidatura mais adiante. Integrantes do União Brasil dizem, ainda segundo o jornal, que a ofensiva para ter Bivar como candidato reflete uma estratégia que tem como objetivo rachar a terceira via e auxiliar na tentativa de reeleição de Bolsonaro.

Na prática, o União Brasil já abriga muitos apoiadores de Bolsonaro.

Inicialmente o União Brasil fazia parte do grupo da terceira via, composto pelo MDB, PSDB e Cidadania – legendas que se autointitularam como “centro democrático” – e dizia estar interessado em construir uma candidatura única para se contrapor a Bolsonaro e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No início deste mês, no entanto, o União decidiu sair do grupo e anunciou que lançaria a pré-candidatura de Bivar, mesmo sem acordo com os outros partidos. O MDB e o Cidadania já anunciaram apoio à pré-candidatura de Simone Tebet e a tendência é que a cúpula do PSDB siga o mesmo caminho.

A iniciativa de não se aliar às outras siglas da terceira via ocorreu após pressão do Palácio do Planalto, que ameaçou retirar cargos controlados por dirigentes do União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário