> TABOCAS NOTICIAS : Imposto de Renda: Prazo se encerra nesta terça e atraso irá gerar multa

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Imposto de Renda: Prazo se encerra nesta terça e atraso irá gerar multa

De acordo com especialistas, a melhor opção para o contribuinte é entregar de maneira incompleta para evitar a aplicação de multa
por Redação BP Money
O prazo para declarar o Imposto de Renda 2022 está se encerrando. O brasileiro terá até esta terça-feira (31) para entregar sua declaração. De acordo com especialistas, a melhor opção para o contribuinte é entregar até de maneira incompleta para evitar a aplicação de multa. As correções poderão ser feitas posteriormente.

Caso o contribuinte não entregue a declaração do Imposto de Renda, ele estará sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

O contribuinte poderá ajustar sua declaração após o prazo, mas só se ela tiver sido entregue na data limite estipulada pela Receita Federal. Depois, basta reenviar com os dados corretos, escolhendo a opção de "Declaração Retificadora" na ficha de Identificação do Contribuinte.

No entanto, após o final do prazo, o contribuinte não pode mais alterar o modelo de declaração – simples ou completa. A declaração no modelo completo é mais indicada para quem tem muitas deduções a incluir, como dependentes e gastos com saúde.

A simples já é mais vantajosa para os que não têm deduções. Vale lembrar que o contribuinte pode corrigir a declaração enviada quantas vezes julgar necessário sem ter de pagar multa. A Receita Federal liberou, na última terça (24), a consulta ao pagamento do primeiro lote de restituição.

Contribuinte será multado se atrasar ou não entregar
A penalidade é aplicada tanto para quem tem imposto a pagar quanto para quem tem restituição a receber. O valor varia entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido.

Além disso, o CPF pode ficar irregular, o que pode impedir a liberação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.

A Receita Federal espera receber cerca de 34,1 milhões de declarações de Imposto de Renda neste ano. Até a última semana, o órgão havia informado que quase 10 milhões de contribuintes não haviam realizado a entrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário