> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas revelam foto inédita de buraco negro no centro da Via Láctea

domingo, 15 de maio de 2022

Cientistas revelam foto inédita de buraco negro no centro da Via Láctea

Primeira imagem de um buraco negro supermassivo: Sagitário A* 
Foto: EHT
A primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea foi revelada nesta quinta-feira, 02, pelo Event Horizon Telescope (EHT).

O Sagitário A* é um buraco negro supermassivo que está a cerca de 26 mil anos-luz do nosso planeta. Esta é a segunda vez que a colaboração global consegue registrar imagens de buracos negros — a primeira vez foi em 2019, na histórica foto do buraco negro supermassivo da galáxia M87. Por Andréa Fassina / SNB

A pesquisadora brasileira Lia Medeiros, do Steward Observatory da University of Arizona, nos E.U.A, participou da equipe do EHT (Event Horizon Telescope), que fez a primeira imagem de um buraco negro situado na galáxia M87.

Desafio
Durante uma conferência à imprensa o EHT, formado em 2015, reuniu especialistas para apresentar a imagem, explicar o processo que levou à sua captura e contar um pouco sobre o objeto no coração da nossa galáxia.

Sagittarius A* (ou Sgr A*) não é fácil de capturar — nenhum buraco negro é – mas este apresentou grandes desafios.

Uma das principais dificuldades é a poeira densa e opaca no centro galáctico, que impede a radiação emitida pelo ambiente ao redor do buraco negro de chegar até nossos telescópios. Outro problema é a intensidade dessa radiação: o Sgr A* não é tão ativo quanto o M87*.

Por fim, como estamos na própria Via Láctea, é mais difícil “enxergar” os objetos dentro dela. O centro galáctico está a cerca de 26 mil anos-luz de distância de nós, e, no meio do caminho, há muita matéria.

Mesmo assim, o EHT conseguiu, com a ajuda de observatórios de todo o mundo, capturar a fraca luz que consegue atravessar toda essa matéria, e formar a imagem abaixo:

O que estamos observando nessa imagem é, na verdade, o gás ao redor do buraco negro, formado por matéria que se aproximou demais do objeto e gira ao seu redor em velocidade próxima à da luz.

O buraco negro é a sombra que vemos dentro do anel luminoso. Assim como a imagem do buraco negro da galáxia M87*, essa foto não é tão impressionante quanto as simulações da NASA, ou o que vemos em filmes de ficção científica.

Para alguns, pode parecer uma imagem “ruim”, ou de baixa resolução, mas trata-se de um feito histórico e importante para a ciência humana. E o EHT é a única iniciativa capaz de realizá-lo. Com informações do Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário