> TABOCAS NOTICIAS : BARREIRAS-BA: Projeto de estudantes que filtra água com semente de planta arrebata prêmios

sexta-feira, 1 de abril de 2022

BARREIRAS-BA: Projeto de estudantes que filtra água com semente de planta arrebata prêmios

Foto: Divulgação
Estudantes de Barreiras, no Extremo Oeste, ganharam três prêmios na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A premiação agraciou um projeto que consiste em uma pastilha feita à base de semente de moringa para tratamento de água. A iniciativa premiou as estudantes Maria Eduarda Prates Brandão, Ana Luiza Nogueira Oshiro e Sarah Fernandes de Oliveira, da Escola SESI Ignez Pitta de Almeida.

Para chegar até o resultado, as estudantes fizeram ainda testes físico-químicos e microbiológicos que comprovaram a eficácia na eliminação de coliformes totais e da bactéria E. Coli. As análises foram feitas com a água do Rio Grande, que abastece comunidades ribeirinhas na região de Barreiras.

Com o projeto, as estudantes arremataram os seguintes prêmios: 1º lugar em Ciências Biológicas; Prêmio Destaque Unidades da Federação e Prêmio SBBq (Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular). O projeto também foi um dos escolhidos para representar o Brasil na Regeneron ISEF -- a maior feira internacional de ciências do mundo que acontece em maio, nos Estados Unidos.

Nesta edição, a Febrace contou com 487 projetos finalistas -- sendo 38 da Bahia. As iniciativas foram desenvolvidas por 1.081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o país, sob a orientação de 626 professores.

A avaliação envolveu mais de 300 mestres e doutores da Universidade de São Paulo (USP) e de universidades parceiras -- inclusive professores e especialistas brasileiros que estão atuando em outros países, num total de 6.403 avaliações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário