> TABOCAS NOTICIAS : Receita facilita entrada de produtos importados

sábado, 30 de abril de 2022

Receita facilita entrada de produtos importados

Medida tenta compensar atrasos provocados por movimento grevista dos servidores do órgão
Foto: Divulgação / Receita Federal
Com o movimento grevista realizado desde o início do ano pelos servidores da Receita Federal, que buscam pressionar o governo a regulamentar um bônus de eficiência vinculado à produtividade, o órgão resolveu facilitar o despacho aduaneiro de mercadorias que entram no País transportadas a granel, plantas, animais vivos, frutas frescas e outros produtos facilmente perecíveis. Entram na lista também mercadorias importadas pela administração pública direta e indireta do governo federal, Estados e municípios.

O movimento tem como marca principal “operações tartaruga”, que afetam os despachos aduaneiros, sobretudo nos portos.

As empresas podiam fazer o registro antecipado da Declaração de Importação antes mesmo de os produtos chegarem ao País. Mas a importação, obrigatoriamente, não poderia passar diretamente pelo canal verde, onde o desembaraço da mercadoria é automático, dispensando o exame documental e a verificação física da mercadoria.

Os produtos eram levados automaticamente para o canal amarelo (que faz análise dos documentos) ou para o vermelho (que faz a conferência documental e física). Portaria da Receita do último dia 11, porém, “desliga” essa “trava”, permitindo que a mercadoria seja agora também direcionada para o canal verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário