Foto: Volmer Perez / Grêmio Esportivo Brasil
Um homem com tatuagens nazistas foi flagrado durante um jogo entre Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo, neste domingo (13), e acabou expulso do estádio Bento Freitas. Nas costas do torcedor do Pelotas, havia a inscrição "Mein Kampf" (Minha Luta, em alemão), livro escrito por Adolf Hitler que norteia as diretrizes do regime que matou mais de 6 milhões de judeus.
Além disso, ele também possuía uma Cruz de Ferro, condecoração militar adotada pelo Terceiro Reich. As imagens circularam nesta segunda-feira (14) nas redes sociais. O homem foi escoltado pela polícia para fora do Bento Freitas. O clube ainda não sabe a identidade do torcedor.
Em nota, o Brasil de Pelotas emitiu posicionamento contrário ao nazismo. "Graças a gerações de xavantes que ao longo de 110 anos nos trouxeram até aqui, o Brasil tem na própria história um instrumento contra qualquer discurso ou ato de discriminação. O amor aos muitos que somos é parte da beleza do clube. É por essa consciência histórica que aqueles, que se sentem representados pelos discursos de ódio infelizmente cada vez mais comuns, são e sempre serão repelidos da Baixada. Quem diz isso não é só o clube, como instituição. É a nossa torcida, que sabe reconhecer ao longe quem não tem dignidade para se dizer Xavante", escreveu.
É crime no Brasil, conforme previsto no artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".
Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo empataram a partida em 1 a 1. Via Bahia Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário