O drone desfibrilador salvou a vida de um homem de 71 anos
- Foto: Getty Images
A tecnologia mostra mais uma vez que pode salvar vidas. Agora um drone com desfibrilador trouxe de volta um idoso de 71 anos que desmaiou após uma parada cardíaca, enquanto limpava a neve na garagem de casa.
O equipamento chegou em três minutos ao local – na cidade de Trollhättan, na Suécia – antes mesmo da ambulância.
O médico Mustafa Ali, que encontrou o paciente desmaiado, foi quem ligou para o serviço de emergência da cidade e avisou da emergência. Por Monique de Carvalho / SNB
O drone com desfibrilador foi enviado pelo serviço de Entrega Aérea Médica de Emergência (EMADE, na sigla em inglês), que operou remotamente aparelho.
O atendimento
Após os primeiros socorros realizados com a ajuda do drone, o Dr. Mustafa seguiu com os procedimentos de reanimação cardiorrespiratória (RCP).
Em seguida, ele encaminhou o senhor para o hospital local.
“Não consigo expressar em palavras quanto sou grato a essa nova tecnologia e à entrega rápida do desfibrilador. Se não fosse pelo drone, eu provavelmente não estaria aqui”, disse o idoso, que se recuperou totalmente.
Salvar vidas
O drone foi desenvolvido pela EMADE junto ao Centro da Ciência de Ressuscitação.
A empresa responsável pelo drone, a Everdrone, disse em nota que a agilidade na chegada do drone permitiu que um médico presente conseguisse ressuscitar o senhor.
O serviço pode ajudar 200 mil moradores na Suécia e deve se expandir por mais locais na Europa durante este ano.
Veja como o equipamento chega no drone:
Drone utilizado no atendimento – Foto: reprodução Everdrone / Com informações de R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário