Adquirida pela Amazon por 10 vezes o seu valor de mercado (US$ 970 milhões; cerca de R$ 10,534 bilhões) em 2014 e hoje valendo 20 vezes dele, aproximadamente US$ 20 bilhões (R$ 108,6 bilhões), a Twitch ganhou espaço no noticiário quando, em julho de 2020, Jeff Bezos foi chamado para depor no congresso norte-americano. Ao ser questionado sobre o pagamento de royalties aos artistas cujas músicas eram exibidas na plataforma, ele disse que não sabia.
Essa informação foi o suficiente para que a internet concluísse que Bezos, proprietário da Amazon, não sabia que era dono da Twitch. Contudo, ele não ter essa informação seria compreensível, considerando que a Amazon é dona de mais de 100 empresas que vão de serviços de computação em nuvem a mercado de produtos de mídia, produtos orgânicos, entretenimento, entre outros.
A plataforma foi adquirida como parte estratégia de mídia da empresa, uma área que passa a valer cerca de R$ 500 bilhões (R$ 2,715 bilhões), incluindo a Amazon Prime Video, Music e outros serviços, a Twitch passou a ser uma rede relevante para o mercado de games, em 2021 movimentou cerca de US$ 175,8 bilhões (aproximadamente R$ 954,59 bilhões).
Como a Twitch começou
A história da Twitch começou em 2007, quando Emmett Shear e Justin Kan desenvolveram um sistema que levava a TC para a internet, então nasceu a “Justin.tv”.
Diferente do Youtube, fundado dois anos antes, a Justin.tv mantinha seu foco no conteúdo ao vivo. Cada usuário possui ao seu canal e poderia se tornar um produtor de conteúdo, contudo, polêmicas surgiram, como as transmissões de suicídios, e fizeram a companhia mudar o seu rumo.
A parte dos jogos foi separada das demais em 2011, e um avanço nas conexões de internet no mundo proporcionaram um maior engajamento. Em 2013, o site contava com 35 milhões de usuários e em maio de 2014 vieram as especulações de que a Google pretendia comprar a Twitch Interactive, controladora da Justin.tv.
Contudo, o negócio não foi adiante por preocupações antitruste, de acordo com o Blocktrends. O fim do acordo com o Google abriu margem para a Amazon, que adquiriu a empresa por US$ 970 milhões.
Desde a operação, a empresa vem reforçando o seu portfólio referente a games e vem expandindo a sua oferta aos usuários, além de remunerar streamers.
Sob o direcionamento da Amazon, a receita anual da Twitch saltou de US$ 100 milhões (R$ 543 milhões) para US$ 2,3 bilhões (R$ 12,48 bilhões), em linha ao avanço, o valor de mercado da companhia também cresceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário