Serviço de atendimento virtual ao contribuinte é lançado pela SEFAZ Bahia.
Novo canal inicia com dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: Emissão de DAE – Documento de Arrecadação Estadual para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa.
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) acaba de abrir o Balcão Virtual, modalidade de atendimento remoto a partir da interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do fisco estadual. O atendimento acontece em salas virtuais de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Já o acesso à plataforma se dará das 7h55 às 11h40.
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF) da Secretaria da Fazenda, o balcão Virtual da Sefaz começou a operar na última sexta-feira, dia 22, disponibilizando dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: Emissão de DAE – Documento de Arrecadação Estadual para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa. Aos poucos novos serviços serão disponibilizados através deste canal.
Para usufruir da nova modalidade, o contribuinte precisará acessar a plataforma para atendimento por meio do um canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-Ba, no endereço eletrônico www.sefaz.ba.gov.br. A plataforma virtual criará uma dinâmica de atendimento respeitando a ordem de acesso nas vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.
Salas individuais
O Balcão virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.
Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados caso o atendente considere necessário.
Sefaz 100% Digital
“Estamos abrindo mais um canal de atendimento para ampliar e facilitar o acesso do contribuinte aos serviços da Sefaz, por meio de uma modalidade que tem conquistado aprovação em todas as esferas que a adotaram como interface de atendimento ao público ou conferências on-line”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária, Felix Mascarenhas.
A nova modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital e surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia a partir da necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da Secretaria. Agora, mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC e nas inspetorias, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento.
“O objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisará ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, complementa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário