> TABOCAS NOTICIAS : Rússia bate novo recorde de mortes por Covid na véspera de 'megaferiado' em Moscou

sábado, 30 de outubro de 2021

Rússia bate novo recorde de mortes por Covid na véspera de 'megaferiado' em Moscou

Menos de um terço da população foi completamente vacinada contra a doença, uma das taxas mais baixas da Europa, e país tem o maior número de vítimas do vírus em todo o continente
Fonte: G1**Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP
A Rússia registrou na quinta-feira (28) novos recordes de novas mortes e novos casos de Covid-19 (1.159 óbitos e 40.096 infectadas nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pelo governo.

A nova onda de Covid-19 é impulsionada pela variante delta e por uma das taxas de vacinação mais baixas da Europa e levou a capital Moscou a criar um "megaferiado" de 11 dias, que começa hoje (28) e vai até o outro domingo (7 de novembro).

Serviços não essenciais fecharão e uma série de restrições foram adotadas para conter o surto atual — que também é impulsionado pelo baixo uso de máscaras pela população.

Restaurantes, salões de beleza, lojas de roupas, academias, escolas de dança e outros serviços considerados "não essenciais" ficarão fechados até 7 de novembro, e apenas farmácias, supermercados e lojas que vendem itens básicos poderão abrir no período.

Os Centros de Tratamento Intensivo (CTIs) de vários hospitais russos estão no limite da capacidade —sobretudo na capital, que é a cidade mais afetada do país.

Piora da pandemia
A Rússia sofre com a escalada de casos e mortes por Covid-19 desde junho, e o país e já é o 5º com mais infectados (8,2 milhões) e óbitos (229 mil) do mundo. Foram 843 mil novos casos e quase 27 mil vítimas do vírus apenas em outubro.

Mesmo com a piora da situação, os russos continuam a se recusar a tomar as vacinas contra a Covid-19 disponíveis.

O país que desenvolveu a Sputnik V e mais três imunizantes tem apenas 36% da população vacinada com ao menos uma dose e menos de 33% dos russos estão totalmente imunizados

A taxa de vacinação da Rússia é uma das mais baixas da Europa e menor até do que a média mundial (38% da população completamente imunizada) e de países como Tunísia, Cabo Verde, Irã e Suriname.

Nenhum comentário:

Postar um comentário