> TABOCAS NOTICIAS : Brasileiros criam curativo para regeneração óssea bucal: biodegradável

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Brasileiros criam curativo para regeneração óssea bucal: biodegradável

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará estão desenvolvendo um curativo que estimula a regeneração óssea bucal 
- Foto: Ribamar Neto / UFC
Olha que demais! Pesquisadores da UFC (Universidade Federal do Ceará) estão desenvolvendo um curativo que estimula a regeneração óssea bucal. Além disso, o produto é biodegradável, ou seja, é absorvido pelo próprio organismo do paciente.

O curativo, que está em fase pré-clínica poderá ser usado no mercado odontológico principalmente em procedimentos que envolvam a perda óssea provocada por doenças periodontais, ou extração dentária.

Atualmente os testes estão sendo realizados na parte superior do crânio de rato, que não apresenta regeneração óssea natural. Por Monique de Carvalho / SNB

A próxima etapa tem pretende avaliar a capacidade de indução em um modelo de periodontia com dentes de animais.

Depois a pesquisa avança para a fase clínica com humanos.

Curativo facilitará procedimentos odontológicos
No método tradicional, para estimular o crescimento ósseo na região da doença, o cirurgião-dentista realiza um enxerto com um osso biocompatível e em seguida, implanta um curativo para impedir que o tecido da gengiva “invada” o local onde foi feito o enxerto.

 
Após algum tempo da cirurgia, se a regeneração tiver sido bem-sucedida, o paciente é submetido a novo procedimento, desta vez para a retirada do curativo tradicional.

Segundo a pesquisadora Erika Luz, com o novo curativo desenvolvido na UFC, não seria necessário utilizar o osso biocompatível, uma vez que o produto é capaz de estimular o crescimento ósseo e ser absorvido pelo organismo, reduzindo assim riscos de infecção. Foto: Ribamar Neto/UFC * * Com informações de UFC.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário