A prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), dando seguimento às ações de assistência e de apoio a subsistência das famílias dos ex catadores do lixão, já inseriu 12 assistidos no mercado de trabalho formal. Os profissionais estão prestando serviço nos CRAS e também nas obras de requalificação da Avenida Manoel Chaves.
A secretária da Semps, Andrea Castro, lembra que após a desativação do lixão em maio, diversas ações estão sendo gradualmente executadas, através de um programa de amparo e reinserção social.
“A gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), bem como a nossa secretaria, desde a desativação do lixão, está sensível e cuidando dessas famílias, assistindo a todos eles com um programa de ações que inclui o encaminhamento ao mercado de trabalho. E nesse momento, consegui incluí-los no mercado de trabalho formal é muito importante, porque eles terão suas rendas garantidas e uma melhor qualidade de vida”, declarou Andrea Castro.
Luciano Tenório Dias está trabalhando na requalificação da avenida Manoel Chaves e com muita alegria agradeceu a oportunidade. “Eu já não tinha mais esperança de voltar a trabalhar assim com dignidade. Estou muito feliz e agradecido ao prefeito e a secretária Andrea Castro por essa oportunidade que estou tendo. O trabalho é muito bom e, além de tudo, é pertinho de casa”, celebrou o assistido.
Os ex catadores estão sendo assistidos com aluguel social, cestas básicas, auxílio emergencial e também capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho. Incluindo também assistência aos filhos dos catadores através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e no Programa Jovem Social do Ministério Público do Trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário