A prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania -FICC- a ajustam os últimos detalhes para o carnaval antecipado, o Itabuna Folia 2020, que começa amanhã (6), com a tradicional lavagem do Beco do Fuxico, uma tradição que se repete há mais de quatro décadas com muita água, suor e cerveja, terminando domingo(9), com a participação de 37 bandas, seis trios elétricos e milhares de foliões. Ao mesmo tempo técnicos do governo e da iniciativa privada cuidam da infraestrutura do circuito da folia nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, que ganha iluminação especial, decoração, camarotes, equipamentos de segurança, cerca de três centenas de barracas e até uma praça de alimentação.
Na sua edição de 2020, a lavagem do Beco do Fuxico terá como atrações o Rixô Elétrico, que faz a sua estreia no Itabuna Folia ao lado do Ilê Ayiê e de Sine Calmon, que se apresentam para milhares de foliões na praça Adami. Já o desfile de abertura da lavagem terá a participação de 10 blocos e afoxés, além dos tradicionais carros pipas que participam da lavagem, evento que abre o Carnaval itabunense.
Segundo Daniel Leão a contratação das grandes atrações da lavagem e do Carnaval, como o Ilê Ayiê, Sine Calmon, Rixô Elétrico, Babado Novo, Chiclete com Banana, Trio da Huana, Rubinho Oz Bambaz, Patchanka, Vitor Kelsh, Papazoni e Ricardo Chaves, só foi possível graças a uma parceria com o governo do Estado. Também artistas e bandas regionais como Lordão e banda Vera Cruz têm participação assegurada no Itabuna Folia 2020, que também gera emprego, renda e fomenta o turismo.
Aberra
Ficou definido que para a lavagem do Beco do Fuxico, os blocos e afoxés vão se concentrar na praça Laura da Conceição, a partir das 16 horas desta quinta-feira(6), seguindo no circuito compreendido entre a rua Duque de Caxias, Beco do Fuxico, Avenida Cinquentenário e terminando com uma concentração de foliões na praça Adami, com apresentações de Sine Calmon e do Ilê Ayiê.
O desfile será puxado pelo afoxé de pai Gildo, com a participação de baianas com muita água de cheiro abrindo os caminhos dos foliões, ficando a inovação com a inclusão do Rixô Elétrico no desfile, seguido do Hora Extra, dos Casados I…responsáveis, Maria rosa, Charanga da Alegria, Ilê Odara, além de blocos com minitrios Encantarte, Taboca, Planeta Reggae e Dez Casados.
QUEM É QUEM
O microtrio Rixô Elétrico desfila pela primeira vez na lavagem do Beco sob o comando da guitarra baiana de Fred Menendez, resgatando clássicos dos carnavais da Bahia e puxando os foliões pipocas.
Outra grande atração da lavagem do Beco, é o Ilê Aiyê, que se apresenta na praça Adami. Fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu, ele é o mais antigo bloco afro baiano e reúne um grupo cultural que promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil, resgatando tradições e ritos.
Sine Calmon, uma outra atração da lavagem do beco e um guitarrista baiano, que se tornou conhecido nacionalmente.
Lavagem do Beco
Rixô Elétrico
Sine Calmon
Ile Aiyê
Sem Censura
Ely Marques
Amor a dois
Buzão da Fuleragem
Constelação da Bahia
Babado Novo
Lordão
Chiclete com Banana
Leo Fera
Trio da Huanna
Jarley e Banda
Banda Cardeais
Sábado
Digo Avalanche
Simone Lessa e banda Mix
Cris Mel
Caxanga
Rogério Leal e Banda
Vera Cruz
Tays Reis (Vingadora)
Rubinho Oz Bambas
Patchanka
Pancadinha
Novo Samba
Caramelo com Banana
Fantasmão
Domingo
Atração infantil
Palhaço Linguiça
Tropa da Bregadeira
Kinho Lemos
Vitor kelsh
David Nascimento
Isaak Santana
Papazoni
Boyzinho
Ricardo Chaves
Pancadeixon
Sinho Ferrari
Bonde da Chefia
Para Tudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário