> TABOCAS NOTICIAS : Bancos vão cobrar dólar do dia da compra com cartão; medida vale a partir de 1º de março

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Bancos vão cobrar dólar do dia da compra com cartão; medida vale a partir de 1º de março

Foto: Reprodução / BCB
Os bancos brasileiros vão passar a cobrar o valor equivalente em reais ao dia em que as compras foram realizadas em moeda estrangeira com cartão de crédito. Essa forma de cobrança era oferecida, mas a maioria das instituições preferia cobrar o valor referente à data do fechamento da fatura.

A Circular nº 3918, que entra em vigor no dia 1º de março, vai obrigar as instituições a oferecer a opção de utilizar a taxa de câmbio do dia de cada gasto. Caso não queira optar por essa sistemática, o cliente poderá pagar com base na taxa de câmbio do dia de fechamento da fatura.

A mudança na regra foi divulgada em novembro de 2018, porém, o Banco Central (BC) argumentou que a forma de pagamento pela data de fechamento da fatura deixa os clientes expostos a flutuações das taxas de conversão no período entre o dia do gasto e o pagamento. 

A nova medida obriga os bancos também a : "I - tornar disponível em todos os seus canais de atendimento ao cliente a taxa de conversão do dólar dos Estados Unidos para reais utilizada no dia anterior referente aos gastos em moeda estrangeira de seus clientes; e II - publicar, na forma e condições estabelecidas pelo Banco Central do Brasil, informações sobre o histórico das taxas de conversão de que trata o inciso I.”, diz a circular.  Do Portal Bahia Notícias/por Mauricio Leiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário