> TABOCAS NOTICIAS : BA: Além da dengue, casos de zika e chikungunya preocupam autoridades de saúde

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

BA: Além da dengue, casos de zika e chikungunya preocupam autoridades de saúde

Foto: Reprodução/Agência do Rádio
A Bahia é um dos 11 estados que pode ter surto de dengue em 2020. Segundo o Ministério da Saúde, a localidade está em alerta para a circulação do vírus tipo 2, com o qual boa parte da população nunca teve contato. 

De acordo com a Agência do Rádio, como no ano passado foram registrados 67 mil casos prováveis da doença e 31 mortes, o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, Gabriel Muricy, aponta que a possibilidade da presença de um sorotipo até então “incomum” na região preocupa gestores de saúde locais. “O que preocupa é que mais de 270 municípios da Bahia, no último levantamento realizado no ano passado, mostraram a presença do Aedes aegypti em uma densidade que coloca o território em situação de alerta”. 

Até 18 de janeiro deste ano, foram notificados 566 casos prováveis de dengue no estado, 139 de chikungunya, além de três notificações suspeitas de zika. As cidades de Salvador e Feira de Santana devem ter atenção redobrada, já que, juntas, registraram mais de 21 mil ocorrências de dengue, em 2019. O risco de surto, entretanto, não se restringe à Bahia e pode afetar também os outros oito estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário