> TABOCAS NOTICIAS : Em uma semana, nacionalização da fila do INSS garante análise de mais de 105 mil benefícios

.

.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Em uma semana, nacionalização da fila do INSS garante análise de mais de 105 mil benefícios

Nova estratégia já mostra resultados expressivos em poucos dias, com mais de 2,3 mil servidores atuando
Agência Gov | Via INSS
A nacionalização da fila de análise de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou, em uma semana de atividade, em mais de 105 mil processos iniciados, acelerando o reconhecimento de direitos e reduzindo o tempo de espera dos segurados. As análises foram feitas em pedidos que aguardavam há mais de 45 dias na fila. A medida estratégica foi implementada após mudanças no Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) e no Pagamento Extraordinário.

Agora, as filas do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) no INSS deixaram de ser regionais e passam a ser filas nacionais. Isso significa mais servidores analisando pedidos de quem espera há mais tempo.

O presidente do Instituto, Gilberto Waller, destacou o avanço: “Essa nacionalização nos permite atuar com mais igualdade e com um maior número de servidores nos casos de maior espera"

Com a mudança, a força de trabalho das regiões com melhores indicadores podem atuar nos processos daqueles que aguardam há mais tempo. Nossa prioridade é atacar a fila de verdade, focando em benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e os por incapacidade, que representam quase 80% da demanda”, completou.

Desde a criação da fila nacional, o INSS registrou um total de 105.150 tarefas "puxadas", ou seja, mais de 105 mil benefícios que tiveram sua análise iniciada. Desse total, 48.574 tarefas já foram finalizadas, representando benefícios concluídos em um curto período. A mobilização conta com a participação de 2.375 servidores empenhados nessa força-tarefa.

Com a fila única e em nível nacional, servidores de regiões com menor tempo de espera atuem nos processos de locais onde a demanda é maior. A iniciativa amplia a capacidade de atendimento e promove mais equilíbrio na análise dos pedidos e é fundamental para a redução do tempo de espera pelas análises. O trabalho da força-tarefa ocorre de forma complementar e não interfere no andamento regular das análises da fila do INSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário