> TABOCAS NOTICIAS : Vale afirma que não houve rompimento de dique, mas vazamento

.

.


domingo, 25 de janeiro de 2026

Vale afirma que não houve rompimento de dique, mas vazamento

Empresa publica nota afirmando que apura causas do incidente
Por: João V. Bessa / defatoonline
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Na madrugada deste domingo (25), um incidente em um dique da Vale ocorreu em região próxima a uma represa da Companhia Siderúrgica Nacional. A empresa publicou nota à imprensa no período da tarde, afirmando que houve um “extravasamento de água com sedimentos” de uma cava na mina de Fábrica, em Ouro Preto. Não há relatos de pessoas feridas.

Segundo a nota, o fluxo de água e dejetos atingiu áreas sob domínio da empresa. Contudo, moradores da região não sofreram com o incidente. Não há relatos de feridos, tampouco de imóveis afetados.

A empresa comunicou sobre o ocorrido aos órgãos públicos competentes, que acompanham in loco a situação. Além disso, a Vale informa que o caso não se relaciona com as barragens da empresa no local, afirmando a sua segurança.

No início da tarde, o portal DeFato Online noticiou sobre o fluxo de água e lama que surgiu de um dique, na região.

Confira na íntegra a nota publicada pela Vale:
“A Vale esclarece que, na madrugada deste domingo (25), houve extravasamento de água com sedimentos de uma cava da mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG). O fluxo alcançou algumas áreas de uma empresa. Pessoas e a comunidade da região não foram afetadas. Como é praxe nessas situações, a Vale já comunicou os órgãos competentes e prioriza a proteção das pessoas, comunidades e meio ambiente. As causas do extravasamento de água estão sendo apuradas.
A Vale reforça que o ocorrido não tem qualquer relação com as barragens da empresa na região, que seguem sem alterações nas suas condições de estabilidade e segurança e monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário