
Enquanto Itabuna viveu o maior Carnaval Antecipado do Brasil, a Prefeitura também deu um show de sensibilidade e acolhimento por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). Durante os quatro dias de folia no Circuito Sabará, o Espaço Social Kids garantiu segurança, cuidado e alimentação para os filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras que atuaram diretamente na festa.
Instalado na Escola Lúcia Oliveira, o Espaço Social Kids foi adaptado para receber crianças e adolescentes com conforto, acompanhamento de monitores e uma programação voltada ao acolhimento e à proteção. A ação reforça o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com as famílias que fazem o carnaval acontecer todos os dias, como vendedores ambulantes, catadores de resíduos sólidos e demais trabalhadores do circuito.
De acordo com a coordenadora do Espaço Kids, Maria D’Ajuda Cavalcante Lucas, o projeto nasceu ainda no início da gestão do prefeito Augusto Castro. “Apresentei o projeto quando Andrea Castro era secretária de Promoção Social. Juntas, idealizamos esse formato até para evitar crianças e adolescentes em meio à folia. O espaço é voltado para atender os filhos dos ambulantes, dos catadores e a qualquer demanda do circuito que envolva criança ou adolescente”, explicou.
Ela destacou que o atendimento funciona das 18 às 6h da manhã, acompanhando a rotina dos pais. “A prioridade aqui é proteger essas crianças. A gente espera o ambulante desmontar a barraca, vir buscar o filho, tomar café e ir embora. Em média, atendemos de 26 a 30 crianças por noite. Esse projeto foi abraçado pelo município e hoje é uma marca da gestão: o social cuidando de vocês”, completou.
A vendedora Ana Cristina, ambulante e mãe de uma das crianças atendidas, elogiou a iniciativa. “É muito importante e gratificante. Agradeço ao prefeito Augusto Castro e à primeira-dama Andrea Castro por nos proporcionar esse espaço para deixar nossos filhos em boas mãos e em um lugar bem cuidado, para a gente poder trabalhar em paz, sem preocupação nenhuma”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário