Programa de recarga gratuita de botijão amplia atendimento para 950 mil novas famílias e supera a marca de 10 mil revendedoras credenciadas
Por Vitor Hugo Girotto| economia.ig

A partir desta segunda-feira (26), o programa Gás do Povo inclui mais 950 mil famílias de baixa renda em 17 capitais, completando a presença do benefício em todas as unidades federativas do país.
A expansão permite que os beneficiários recarreguem o botijão de gás de cozinha de 13kg gratuitamente em uma rede de mais de 10 mil revendedoras credenciadas.
A primeira etapa havia ocorrido em novembro de 2025, atendendo outras dez capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo(SP), Salvador (BA) e Teresina (PI).
Para receber o benefício, as famílias devem ser beneficiárias do Bolsa Família com pelo menos dois membros, ter renda por pessoa de até meio salário-mínimo e manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. É necessário também que o CPF do Responsável Familiar esteja regular e sem pendências cadastrais.
Os ministros envolvidos destacam o alcance da política. “O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica”, disse Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, antecipa que “em março, o programa estará em todos os municípios do país, e vai consolidar o maior programa de promoção do cozimento limpo do mundo”. Assim, a previsão é que o programa atinja 15 milhões de famílias em todos os 5.571 municípios brasileiros.
Como acessar o benefício
Os beneficiários podem consultar a elegibilidade e localizar revendas por meio do aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”.
Outras formas de usar o vale são pelo cartão do Bolsa Família, cartão de débito da CAIXA ou informando o CPF na maquininha “Azulzinha” ou no aplicativo “Azulzinha Aproxima” na revenda para receber o código via SMS no celular.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Social 121, Canal FalaBR ou SAC CAIXA (0800 726 0101).
Em menos de dois meses, uma a cada seis revendas de gás liquefeito de petróleo (GLP) do país já está credenciada, garantindo praticamente uma opção a até 2km da residência das famílias, segundo o governo.
A iniciativa busca substituir o uso de lenha, carvão e querosene, alternativas precárias que causam problemas respiratórios e risco de queimaduras.
O Gás do Povo é operacionalizado pela CAIXA e envolve os ministérios de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário