> TABOCAS NOTICIAS : ILHÉUS-BA: Cacauicultores preparam manifestação para esta quarta-feira

.

.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

ILHÉUS-BA: Cacauicultores preparam manifestação para esta quarta-feira

Foto: Reprodução
Cacauicultores do sul da Bahia se preparam para realizar uma grande manifestação na próxima quarta-feira (28), na cidade de Ilhéus. O protesto deve reunir produtores rurais e representantes do setor cacaueiro, insatisfeitos com a forte queda no preço do cacau e com o aumento das importações do fruto oriundo de países africanos. Por Giro Ipiaú

De acordo com os organizadores, a desvalorização do cacau brasileiro vem provocando prejuízos expressivos e afetando diretamente a renda de milhares de famílias que dependem da cultura cacaueira como principal fonte de sustento. Os produtores apontam que o crescimento das importações, especialmente de países da África, tem pressionado o mercado interno e contribuído para a redução dos valores pagos ao produtor nacional.

Os produtores destacam ainda a grande oscilação nos valores da arroba do cacau nos últimos meses. Em 2024, o produto alcançou um preço histórico, chegando a se aproximar de R$ 1.200,00, impulsionado pela escassez no mercado internacional e pela alta demanda. No entanto, desde o ano passado, os valores passaram a cair de forma acentuada e, atualmente, a arroba vem sendo comercializada por até R$ 250,00 em diversas praças da região sul da Bahia, o que representa uma desvalorização drástica e um duro impacto para a renda dos cacauicultores.

A mobilização em Ilhéus será um desdobramento de protestos já registrados na região. Neste domingo (25), um grupo de cacauicultores do município de Ibirapitanga interditou um trecho da BR-101, no distrito de Itamarati, em ato contra a queda no preço do produto, atribuída à entrada de grandes volumes de cacau africano pelo Porto de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário