
Durante o Carnaval Antecipado de Itabuna 2026, o Governo do Estado da Bahia, por meio do programa Fique Sabendo, da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de prevenção, diagnóstico e enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), garantindo acesso ampliado à testagem rápida para a população.
No período de 22 a 25 de janeiro, a iniciativa, coordenada pela SOPE/Vigilância, realizou 1.127 atendimentos, com a aplicação de 4.323 exames, reforçando o compromisso do Estado com a promoção da saúde pública em grandes eventos.
Os dados apontam a identificação de casos positivos para ISTs, permitindo o encaminhamento imediato para acompanhamento e tratamento na rede de saúde. Foram registrados 3 casos de HIV, 71 de sífilis, 3 de hepatite B e 4 de hepatite C, evidenciando a importância da testagem precoce como estratégia fundamental de controle e prevenção.
Além da testagem, o programa Fique Sabendo também atuou com orientação, distribuição de preservativos e educação em saúde, fortalecendo a prevenção combinada durante o período festivo.
A Secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes, a atuação do Governo do Estado durante o Carnaval de Itabuna reafirma a importância de políticas públicas integradas, que unem prevenção, cuidado e acesso à Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário