O desaparecimento de mais de 200 pessoas por dia no Brasil, em 2025, causa angústia aos familiares

O Brasil contabilizou 84.760 desaparecimentos em 2025, uma média de 232 casos diários e um aumento de 4,12% em relação ao ano anterior. Segundo dados do Ministério da Justiça, crianças e adolescentes representam 30% desse total. São Paulo lidera as estatísticas com mais de 20 mil ocorrências, seguido por Minas Gerais, RS, Paraná e Rio de Janeiro. Do total de casos, 54.102 são homens e 30.050 são mulheres, com o pico de registros ocorrendo em março. *Com informações da CNN Brasil e g1
Desafios na investigação e banco de dados
Apesar da gravidade, o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, recriado para unificar informações e facilitar buscas em serviços de saúde e assistência social, conta com a adesão de apenas 12 estados. Especialistas alertam que a falta de políticas públicas e a negligência nas investigações policiais agravam o cenário, sugerindo que o aumento dos desaparecimentos pode estar mascarando homicídios com ocultação de cadáver.
Como agir e prevenir
Para enfrentar o problema, as autoridades reforçam que o boletim de ocorrência deve ser feito imediatamente, tanto em delegacias quanto virtualmente, sem a necessidade de esperar 24 horas.
Em casos envolvendo crianças, a prevenção inclui orientá-las a memorizar dados de contato, manter vigilância constante em multidões e monitorar o uso da internet. Ao divulgar cartazes, a recomendação é utilizar apenas contatos oficiais da polícia para evitar golpes e preservar a segurança da família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário