> TABOCAS NOTICIAS : IPIAÚ-BA: “Já tentamos de tudo”, diz família de idoso internado e que aguarda por regulação médica no HGI

terça-feira, 21 de março de 2023

IPIAÚ-BA: “Já tentamos de tudo”, diz família de idoso internado e que aguarda por regulação médica no HGI

Foto: Giro Ipiaú
Mais um paciente na angustiante fila da regulação, correndo o risco de perder para a burocracia do SUS. Desta vez é o idoso e deficiente físico Natival Martins Coelho, 79 anos, que sofreu uma fratura no fêmur da perna direita, após uma queda em sua residência no bairro Euclides Neto, e se encontra no Hospital Geral de Ipiaú, desde o dia 14 deste mês, aguardando ser regulado.

O paciente se queixa de fortes dores e corre o risco de sofrer uma embolia, informou ao GIRO, Silvio Robson de Souza, genro de Natival. Ainda de acordo com Silvio, os parentes estão desesperados e temem que aconteça o pior. “Já tentamos de tudo, mas até agora nada conseguimos para resolver o problema. O assessor de um deputado se prontificou a conseguir ajuda, mas nada foi feito também”, destaca.

A fratura do fêmur é a que mais preocupa e pode até levar à perda da capacidade de andar. Ao quebrar esse osso a pessoa precisa ficar sem pisar o pé no chão, com isso, pode perder a capacidade de andar para sempre. Especialistas explicam que ficar sem se locomover aumenta o risco de problemas como trombose venosa e infecção urinária.

Quando o paciente se movimenta menos ele acaba segurando mais tempo a urina, daí o aumento da possibilidade de infecção. Já a trombose é a formação de um coágulo, neste caso, dentro da veia. Isso acontece porque quando alguém fica muito tempo parado, o fluxo de sangue nas veias diminui.

Além desses riscos, o idoso Natival Martins Coelho vem sendo acometido por fortes dores. Até a postagem desta matéria ele ainda não tinha sido regulado. A família pretende acionar o judiciário para que a regulação possa ocorrer o quanto antes.

O que diz o HGI
Daniel Dias – diretor do Hospital Geral de Ipiaú, foi procurado pelo GIRO e comentou sobre o caso. “Pelo perfil do paciente, a regulação possivelmente necessita de um leito de retaguarda de UTI, por isso aguardamos ainda pela transferência. Hoje (terça-feira) tivemos duas pessoas reguladas para procedimentos ortopédicos. A nova gestão da Sesab estabeleceu em 2023 novos processos e metas que balizam as novas regulações e percebemos no dia dia que o processo tem sido mais acelerado. Informo que estarei acompanhando o caso”. (Giro Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário