> TABOCAS NOTICIAS : ILHÉUS-BA: Recuperação da estrada de acesso a Pimenteira e Inema deve ter início até 16 de março

sexta-feira, 10 de março de 2023

ILHÉUS-BA: Recuperação da estrada de acesso a Pimenteira e Inema deve ter início até 16 de março

COMUNIDADES DE PIMENTEIRA E INEMA ESTÃO SEM ÔNIBUS HÁ 55 DIAS
Por Redação / Tabocas Notícias / Eloísa Rosa 
 Administrador de Pimenteira, Carlos Henrique (Kinho)
Atualizada/Dom/12/03/23-11:33
Após quase dois meses sofrendo com a falta de ônibus, parece que está próximo de chegar ao fim o sofrimento das comunidades de Pimenteira, Inema, fazendas próximas e adjacências, isso porque, está previsto para ter início até o dia 16 de março de 2023 a recuperação do acesso que liga as comunidades até a BA 262.

A empresa Rota suspendeu a oferta do serviço para as comunidades na zona rural do município, devido às más condições da estrada que não recebe patrolamento completo há mais de 8 anos, principalmente no trecho que liga Pimenteira a Inema (cerca de 9 km). Já são 55 dias sem o transporte (desde 15 de janeiro sem ônibus), o que vem prejudicando estudantes, comerciantes e trabalhadores que precisam se deslocar até as cidades. Os moradores estão se virando como podem, a única alternativa é usar o transporte alternativo, que está custando R$ 20 para sair de Pimenteira para Itajuípe ou Coaraci. Se for de Inema para Itajuípe chega a custar até R$ 35. Vale destacar que o trecho que é de responsabilidade da prefeitura de Itajuípe, cerca de 12 km (União Queimada a Pimenteira) a manutenção acontece anualmente.

A redação do Tabocas Notícias recebeu na manhã de sexta-feira,10, um dos representantes da comunidade e Administrador de Pimenteira, Carlos Henrique (Kinho) para mais esclarecimentos sobre a situação.

TN - Quando está previsto para começar a recuperação do acesso de Pimenteira a Inema?
Carlos Henrique: "Nós estamos na expectativa para o início até o meio dá próxima semana, é a informação que recebemos (a semana começa domingo, acredito que até a próxima quarta, 16/03), se tudo ocorrer bem como se espera, as comunidades estão esperando por este benefício para poderem voltar a normalidade de suas vidas, atrapalhou tudo. Recentemente aconteceu um protesto (01/03) na BA 262, em União Queimada, acesso para os distritos".

TN - Porque tanta demora para iniciar a recuperação de um acesso tão importante?
Carlos Henrique: "Boa pergunta, mas, as coisas públicas as vezes á assim, nem sempre o querer, a força de vontade faz acontecer de repente. Nunca deixamos de acreditar nos governantes, em Mário, Bebeto, os secretários e nossos parceiros, nunca paramos de pedir, de cobrar...eu e Robson, administrador de Inema, acho que somos os mais chatos por querer ver a melhoria para as comunidades que representamos. As vezes nós recebemos as informações, mas temos que aguardar os acontecimentos para repassar as pessoas, pois pode ser que saia como o planejado e acabe complicando ainda mais a situação''.

TN - A recuperação do acesso depende do clima do tempo e do material para a realização do serviço?
Carlos Henrique: ''Com certeza que sim, mas com fé em Deus vai dá tudo certo, estamos orando pra que o tempo não fique chuvoso, pois o serviço envolve trator de esteira, rolo e outros equipamentos. Além disso tem um material muito bom que é utilizado na recuperação dos trechos mais críticos, um material chamado fresado (material fresado é um material residual proveniente da manutenção das rodovias), que será utilizado pela primeira vez na recuperação do acesso, a durabilidade será muito maior, além do cascalho, aí tem que está estiado. O coordenador regional da SIT ( Superintendência de Infraestrutura e Transporte), Roberto Simões sabe dos problemas e da importância deste serviço para as comunidades mais distantes da sede do município e está empenhado em nos ajudar, a expectativa e muito grande''.

TN - Como está a manutenção dos serviços básicos em Pimenteira ?
Carlos Henrique: "Estamos lutando cada dia mais para manter tudo em ordem, as dificuldades são muitas, no serviço público não é como no privado, não fazemos na hora nem quando queremos, existem as burocracias do sistema. O prefeito vem mantendo os serviços, estamos querendo sempre melhorar. Recentemente fizemos em regime de mutirão a limpeza de onde recebemos a água, recuperamos o Polivalente, iluminação está em dia, a limpeza regular, estamos juntos com a comunidade, este é nosso papel, é o que esperam de mim, faço o que posso, nunca vou desistir, aliás não iremos desistir !''

TN - 3º Encontro dos Amigos e suas considerações...
Carlos Henrique: "Ótimo ter lembrado, ainda não havia falado em público, mais uma vez de parabéns a organização, os amigos, filhos da terra que sempre voltam e a NOSSA COMUNIDADE QUE DEU UM SHOW, de educação, civilidade, receberam bem as pessoas, assim é nosso povo, espero que venham mais eventos daquela natureza, somos carentes, mas nunca vamos deixar passar em branco. Quero agradecer aos amigos comerciantes por acreditarem em nossa Pimenteira e nossa gente, obrigado pela insistência, que Deus abençoe a todos. E a vocês do Tabocas muito obrigado e espero voltar a este espaço mais vezes.

Atualizada/Dom/12/03/23-11:33
Na manhã deste domingo, 12, a redação do Tabocas voltou a fazer contato com Carlos Henrique, que nos atualizou sobre as informações repassadas na sexta,10/03. "Estamos atentos a toda situação, fomos informados também sobre a chegada das máquinas e já ficou tudo acertado onde ficará o ponto de apoio em Pimenteira, cheguei da lá ontem a noite. Esperamos que tudo saia como está planejado para que nossas comunidades retomem a tranquilidade no seu dia-a-dia e que o direito de ir e vir seja restabelecido o quanto antes", concluiu Kinho.

Um comentário:

  1. O certo é que o município de Ilhéus exerce uma espécie de paternidade irresponsável sobre os referidos distritos, especificamente sobre Pimenteira, que, há anos vem experimentando uma uma progressiva decadência.
    Filho desse sofrido distrito, devido ao total estado de abandono a que ele está exposto, temo que se torne uma localidade desabitada.
    Tenho até uma sugestão: como o município de Ilhéus não lhe dá a merecida atenção, que se faça um plebiscito consultando a possibilidade dele pertencer ao município de Itajuipe ou Coaraci, que, estando mais perto poderiam lhe dar melhor assistência.
    Essa estrada da vila de Inema áo povoado de União Queimada, passando por Pimenteira, pela economia gerada aos cofres do município de Ilhéus, em razão do montante de cacau que por ela escoa, há muito que já deveria ser asfaltada.

    ResponderExcluir