> TABOCAS NOTICIAS : Câncer colorretal é tema de mesa redonda na Unex

quarta-feira, 22 de março de 2023

Câncer colorretal é tema de mesa redonda na Unex

Encontro conta com profissionais da área que discutirão a prevenção da doença
Em mais uma ação para a conscientização, prevenção e cuidados com a saúde que a coordenação do curso de Medicina, da unidade feirense do Centro Universitário de Excelência – Unex, promove nesta sexta-feira (24), a mesa redonda “Câncer Colorretal - Saber a Magnitude para Reconhecer a Prevenção”. O encontro que contempla o março azul ocorre no auditório da instituição para estudantes e parceiros da saúde.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), este tipo de tumor é o terceiro mais comum no Brasil. São 41 novos casos por ano no país para essa doença que tem o início no intestino grosso. O rastreio inicial da doença pode ser feito por um exame de fezes, porém, para o diagnóstico da doença, é necessária a colonoscopia para avaliar toda extensão do órgão, possíveis alterações e, quando presentes, realizar biópsias que são encaminhadas para estudo detalhado.

A mesa redonda acontece a partir das 19h, contando com a presença da coloproctologista, Dra. Thereza Cristina Montarroyos; o cirurgião geral e endoscopista, Dr. Paulo Levi de Oliveira; Dr. Luiz Felipe Rodrigues, radiologista intervencionista; do oncologista, Dr. Leonardo Queiroz e mediando esse encontro, o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Rinaldo Barros.

Mentor e mediador do encontro, o professor Rinaldo Barros afirma que este encontro é especial. “Este é o segundo e grande encontro que estamos realizando para falar sobre saúde. Abrimos o mês falando sobre o câncer de colo de útero com a presença das professoras e Dras. Adenilda Martins, Hyrlana Leal e Cínthia Andrade e ainda vamos conversar, no mês de abril, sobre o Autismo e a Saúde do Trabalhador. São temas atuais e necessários de discussão sobre o diagnóstico e prevenção. Sem sabermos a magnitude dos problemas, sempre será difícil reconhecer a necessidade da prevenção.”, afirma Barros.

SERVIÇO:
Câncer do Colorretal é tema de mesa redonda na Unex
Quando: 24/03/2023 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da Unex – Av. Artêmia Pires, s/n, Sim - Feira de Santana/BA
Link para inscrição: https://forms.gle/zJPgj1rWCfXhSrBe8

Nenhum comentário:

Postar um comentário