Receita espera que novo prazo permita uma maior adesão da declaração pré-preenchida
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O contribuinte terá um novo período para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoal Física (IRPF) este ano. Segundo informou a Receita Federal nesta terça-feira (14), o prazo em 2023 vai de 15 de março a 31 de maio – tradicionalmente o procedimento é feito nos meses de março e abril.
A alteração visa permitir a adoção da declaração pré-preenchida desde a abertura do período para envio do documento. “Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes na declaração pré-preenchida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para a consolidação dos dados”, afirmou o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca.
Criada em 2014, o pré-preenchimento exigia ter certificado digital para ser adotado. Em 2022, o modelo pode ser utilizado por todos os contribuintes com conta gov.br nos níveis ouro ou prata.
Apesar de mais ágil, alerta a Receita Federal, a responsabilidade pelas informações é do contribuinte. Ele deve alterar, excluir ou incluir os dados que, por algum motivo, estiverem errados na declaração pré-preenchida. Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário