> TABOCAS NOTICIAS : Copa não tem classificado com 100% de aproveitamento

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Copa não tem classificado com 100% de aproveitamento

Derrotas de Brasil e Portugal na última rodada para Camarões e Coreia do Sul, respectivamente, superam marca do Mundial dos Estados Unidos
Pela primeira vez desde 1994, nenhuma seleção venceu os três primeiros jogos na fase de grupos da Copa do Mundo. Brasil e Portugal, que chegaram no último dia da primeira fase com chances de seguirem às oitavas de final com 100% de aproveitamento, desperdiçaram a oportunidade ao perder para Camarões e Coreia do Sul, respectivamente. Via bemparana / Bahiaon

Este fato teoricamente evidencia o equilíbrio entre as seleções neste Mundial. O Catar assistiu as eliminações de Bélgica e Alemanha, candidatas ao título, e a classificação de equipes menos prestigiadas no cenário às oitavas, como Austrália e Coreia do Sul. Ao final da primeira fase, Inglaterra, Marrocos e Holanda terminaram com sete pontos cada, e são as seleções que seguem invictas na competição.

Além de Brasil e Portugal, a França (que jogou com time reserva) chegou à última rodada com chances de seguir com 100% de aproveitamento após vitórias sobre Austrália e Dinamarca, mas perdeu para a Tunísia na última quarta-feira, por 1 a 0. A derrota do Brasil para Camarões, gol de cabeça de Aboubakar já nos acréscimos da segunda etapa, fechou a fase de grupos do Mundial e confirmou a marca. Foi a primeira vez que a seleção brasileira foi derrotada por uma nação africana em Copas.

Em 1994, o Brasil também chegou à última rodada após vencer seus dois primeiros jogos, contra Rússia e Camarões. Em duelo com a Suécia, a seleção empatou em 1 a 1, com gol de Romário, craque daquele Mundial. Foi a melhor campanha da fase de grupos, ao lado da Alemanha. Naquela edição, o Brasil se sagrou tetracampeão mundial, após derrotar a Itália nos pênaltis na decisão.

Em todos os Mundiais seguintes (1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018), ao menos uma seleção chegou às oitavas de final com 100% de aproveitamento. Em 2002 e 2006, a própria seleção brasileira foi uma das que terminaram a primeira fase após vencer seus três primeiros jogos. Desde então, os Mundiais com o maior número de equipes 100% foram os de 2006 e 2014, com quatro cada. Em nenhum destes casos as seleções chegaram à decisão.

Após vencer Sérvia e Suíça nos dois primeiros jogos, o Brasil se classificou em primeiro lugar do grupo no saldo de gols. Enfrenta a Coreia do Sul nas oitavas de final na próxima segunda-feira, às 16h (horário de Brasília). Caso siga em frente, enfrenta o vencedor do confronto entre Croácia e Japão nas quartas de final.

Todas as seleções que terminaram a fase de grupos com 100% de aproveitamento desde 1994
1994 – Nenhuma
1998 – Argentina e França
2002 – Brasil e Espanha
2006 – Alemanha, Brasil, Espanha e Portugal
2010 – Argentina e Holanda
2014 – Argentina, Bélgica, Colômbia e Holanda
2018 – Bélgica, Croácia e Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário