> TABOCAS NOTICIAS : Futuro ministro da Previdência fala em mudanças na reforma e critica idade mínima para mulheres

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Futuro ministro da Previdência fala em mudanças na reforma e critica idade mínima para mulheres

Lupi, que é presidente do PDT, pondera não ter estudado o tema com profundidade, mas avalia haver 'absurdos'
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O futuro ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), criticou pontos da reforma da Previdência formulada pelo governo Jair Bolsonaro (PL) e aprovada pelo Congresso em 2019. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele disse que quer discutir o tema com o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lupi, que é presidente do PDT, pondera não ter estudado o tema com profundidade, mas avalia haver “absurdos” na reforma aprovada, sobretudo no que diz respeito à idade mínima para mulheres se aposentarem. Ele defende uma flexibilização conforme a região do país.

“Tem que ter 60 anos de idade [para se aposentar], por que 60 anos de idade? Eu acho que tem que pensar em regionalizar. A realidade do Nordeste é uma, a realidade do Sudeste é outra”, afirmou à Folha.

“Conforme a região. Mas isso é uma coisa que eu ainda não tenho profundidade, tenho que estudar. Acho que hoje as mulheres são sobrecarregadas nesses pontos da Previdência e você tem muita dificuldade de comprovar.”, continuou.

De acordo com o futuro chefe da Previdência, Lula lhe deu a incumbência de acabar com as filas do INSS.

“Na primeira etapa, estamos começando o levantamento, e a primeira missão que o Lula me deu é acabar com a fila da Previdência. Tenho algumas ideias. E aí, vocês têm que colocar a devida precaução de eu não ter ainda conhecimento —eu não fui ainda nem no ministério, aliás, não tem ainda onde ir porque o ministério foi juntado, dividido.”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário