Foto: René Riegal / Unsplash
Pesquisadores identificaram pela primeira vez em morcegos um vírus que é parente próximo do causador da Covid-19 e consegue invadir células humanas usando o mesmo método do vírus pandêmico. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
O estudo, realizado por cientistas da França e do Laos e publicado pela revista Nature, foi coordenado por Marc Eloit, do Laboratório de Descoberta de Patógenos do Instituto Pasteur de Paris. Também assinam o trabalho cientistas da filial do Instituto Pasteur no Laos e de outras instituições desse país do Sudeste Asiático, que faz fronteira com nações como a China, a Tailândia e o Vietnã.
As 46 espécies de morcegos analisadas pelo estudo de Eloit e seus colegas foram coletadas em cavernas do Laos. Já se sabe há tempos que os mamíferos voadores da região estão entre os possíveis reservatórios de parentes "selvagens" do Sars-CoV-2, o causador da Covid-19.
Vírus idênticos a ele ainda não foram detectados na natureza, mas patógenos cujo material genético tem mais de 95% de semelhança com o do Sars-CoV-2 vêm todos de morcegos asiáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário