> TABOCAS NOTICIAS : Navio com 356 imigrantes está à deriva há duas semanas no Mar Mediterrâneo

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Navio com 356 imigrantes está à deriva há duas semanas no Mar Mediterrâneo

O barco a deriva aguarda autorização de desembarque na Europa Foto: ANSA / Ansa
Após o impasse envolvendo o navio Open Arms, outra embarcação está há 13 dias no Mar Mediterrâneo aguardando a autorização de algum país europeu para desembarcar imigrantes. Trata-se da Ocean Viking, que pertence à ONG francesa SOS Mediterranée e aos Médicos Sem Fronteiras (MSF).

A bordo do navio, que está neste momento entre a costa de Malta e a área da Sicília, na Itália, estão 356 imigrantes, dos quais 103 crianças ou menores de idade.

A Comissão Europeia fez um apelo para que os Estados-membros do bloco sejam solidários e recebam os imigrantes de maneira compartilhada, como ocorreu com a Open Arms, que ficou quase 20 dias à deriva.

Ontem (21), a França se disse “pronta” a acolher “um número importante de imigrantes da Ocean Viking, mas ressaltou que não “se pode colocar em discussão o princípio de acolhimento no porto mais próximo, porque se trata de um princípio jurídico”.

“A única rota da Ocean Viking é a da humanidade. Estamos há 13 dias com 356 sobreviventes que já sofreram bastante. Pedimos autorização para desembarcar imediatamente em um porto seguro”, apelou a ONG Médicos Sem Fronteiras via Twitter.

Os governos de Malta e da Itália têm negado os pedidos de desembarque do navio. Trata-se de um reflexo das políticas migratórias restritivas adotadas pelos dois países.

Na Itália, o ministro do Interior, Matteo Salvini, critica a atividade das ONGs, alegando que elas favorecem a imigração ilegal, a atuação de coiotes e o tráfico humano.

Além disso, o expoente do partido nacionalista Liga Norte diz que a “Itália não pode ser mais o campo de refugiados da Europa”.

O país, devido à sua localização, é um dos que mais recebia barcos com dezenas de imigrantes diariamente no porto de Lampedusa. (Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário