> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Atividades educativas marcam mês de agosto no CAPs AD

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

ITABUNA-BA: Atividades educativas marcam mês de agosto no CAPs AD

O mês de agosto foi repleto de atividades que envolveram a equipe profissional e os pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPs AD (Álcool e Drogas) de Itabuna. Esse conjunto de medidas está inserido na política de reabilitação proposta pela Secretaria Municipal de Saúde, que através de determinação do prefeito Fernando Gomes está fortalecendo e ampliando o trabalho do poder público municipal na área da saúde mental, garantido melhorias que estão resultando numa maior possibilidade de reinserção social dos pacientes atendidos na unidade. 

O início do cronograma de atividades se deu na primeira semana do mês, quando os pacientes do CAPs AD assistiram a uma belíssima apresentação do Núcleo de Artes e Preservação da Secretaria Municipal de Saúde. A oportunidade se configurou num importante momento de reflexão e informação que chamou a atenção de todos os pacientes, levando-os a ter uma compreensão acerca da importância do exercício da cidadania. 

Como sequência da programação do mês de agosto, a equipe multidisciplinar do CAPs AD visitou a fábrica da empresa de material esportivo, Penalty, e recebeu a doação de diversos materiais para desenvolvimento de atividades esportivas, que dentro do centro possui caráter terapêutico, a exemplo do vôlei e do futebol. O coordenador da unidade, José Messias, agradeceu a empresa Penalty e destacou que essas ações, a exemplo da constante busca por parcerias, são frutos do compromisso que a gestão municipal tem com os pacientes. “Acreditamos que é possível aos usuários crônicos de álcool e drogas serem reabilitados e retornarem para o seu cotidiano”, disse.

Em outra importante ação, que além de promover o lazer, foi pensada com o objetivo de prevenir possíveis acidentes do cotidiano, como, por exemplo, convulsões e coma alcoólico, os pacientes do CAPs AD tiveram uma manhã de muito aprendizado no clube da Usemi. Sob a supervisão da equipe técnica e com orientações do professor Bombeiro Civil, Cristiano Araújo, a unidade desenvolveu uma atividade educativa que teve início com exercícios aeróbicos, seguidos de técnicas de salvamento aquático e noções de primeiros socorros.

Fechando com “chave de ouro” o cronograma de atividades, Coordenador José Messias e o enfermeiro da unidade, Eduardo Oliveira, participaram da IV SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da empresa Biosanear. Na oportunidade, puderam abordar diferentes temas focados no desenvolvimento de ações às novas perspectivas do mundo globalizado.

Ainda como conclusão da programação do mês de agosto, o Centro recebeu da Escola Técnica de Enfermagem de Itabuna (ETEI) a doação de diversas canecas para serem utilizadas pelos pacientes. Para José Messias, essas parcerias motivam a equipe profissional e demonstram o cuidado da sociedade civil com os pacientes da unidade. “Deixamos expressa a nossa gratidão a todos os parceiros, e ressaltamos a nossa determinação em ampliar esse trabalho para que os usuários do CAPs AD estejam cada vez mais assistidos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário