> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Hospital de Base implanta sistema que moderniza ciclo da doação de sangue

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

ITABUNA-BA: Hospital de Base implanta sistema que moderniza ciclo da doação de sangue

A Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), entidade mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), está realizando uma série de medidas que visam a melhoria do atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Uma dessas melhorias foi efetivada através da implantação do sistema Hemovida Web, que tem como objetivo informatizar todo o ciclo de doação de sangue, desde a captação até o acompanhamento do paciente que recebeu a transfusão sanguínea.

Para avaliar o funcionamento do Hemovida Web no Hospital de Base, bem como sanar dúvidas da equipe responsável pela execução do sistema, técnicos do Ministério da Saúde visitaram o HBLEM na tarde desta quarta-feira (28). Na oportunidade, a equipe foi recebida pela presidente da FASI, Vânia Cordier, que comentou sobre a importância de informatizar a instituição e destacou o pioneirismo do Hospital de Base, que foi “o primeiro hospital da Bahia a ter o sistema implantado, garantindo um atendimento mais eficaz e seguro aos pacientes”, disse.

A médica responsável pelo Banco de Sangue, Dra. Regiana Quinto, falou sobre o funcionamento do sistema, explicando que, anteriormente, o controle e o registro de informações eram feitos de forma manual e que, a partir da instalação do sistema, esse registro passou a ser informatizado. “Com o Hemovida Web, todo o monitoramento do paciente que recebe a transfusão é feito através de código de barras, onde temos um maior controle das informações, possibilitando um acompanhamento mais detalhado do histórico do paciente, o que garante uma segurança maior ao paciente que recebe o sangue”.

Ainda de acordo com a Dra. Regiana, essa melhoria complementa um conjunto de medidas que vem qualificando o atendimento no Hospital de Base. “O Hospital de Base é uma referência em cirurgia, em trauma, e é possível perceber o empenho da presidência em deixar a instituição ainda mais preparada”, ressaltou, concluindo que “a compra de equipamentos, a reforma de diversos setores e a implantação do Hemovida Web reafirmam o Hospital de Base como referência em atendimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário