O programa de controle e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV-AIDS), já desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna, ganhará um importante reforço com a implantação de uma unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Ministério da Saúde. O pedido, feito pelo vereador Ronaldo Geraldo dos Santos (Ronaldão), ao deputado federal Ronaldo Carletto foi atendido e será executado em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
A informação é da coordenadora municipal de IST/HIV-AIDS da SMS, Fabrícia Moura após audiência esta semana com o deputado estadual Robinho e o assessor especial Nadson Oliveira, da Sesab, em Salvador. Segundo Fabrícia, o CTA irá oferecer, além de testagem e o diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV, de forma gratuita, também terá ações de educação em saúde e de aconselhamento como abordagens de redução de risco e vulnerabilidade.
Um detalhe destacado pela coordenadora, é que todo o processo para o atendimento aos pacientes é de integral confidencialidade. “Os indivíduos diagnosticados como soropositivos para o HIV são encaminhados às unidades de saúde de referência onde recebem da assistência médica integral e acompanhamento permanente”, explicou Fabrícia.
Para a coordenadora, os CTAs são importantes unidades de atendimento ao portador de IST e representam um avanço na promoção e no acesso fácil ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, hepatites e sífilis, favorecendo a população em situação de maior vulnerabilidade. O primeiro Centro de Testagem e Aconselhamento foi implantado em São Paulo em 1989 e a intenção da Sesab, segundo adiantou Fabrícia Moura, é estender unidades itinerantes a outros municípios baianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário