> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Iniciados Jogos Esportivos das Escolas do Campo

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

ITABUNA-BA: Iniciados Jogos Esportivos das Escolas do Campo

Com direito a gritos de guerra, torcida animada e times competitivos, a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) deu início nesta terça-feira (30), à segunda edição dos Jogos Esportivos das Escolas do Campo (JEEC), num projeto articulado pela Assessoria Técnica Pedagógica de Esporte, Desporto e Lazer Escolar em parceria com a Assessoria da Educação no Campo e a Assessoria de Arte e Cultura, todas pertencentes ao Departamento da Educação Básica (DEB), da SME. 
Os jogos foram iniciados nesta terça, com continuidade nesta quarta (31) e na sexta (02/08), na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Cerca de 550 estudantes estão envolvidos na competição, reunindo 15 escolas, 64 professores, além de assessores e técnicos da SME.

Entre as escolas participantes, estão a Escolas Roça do Povo e Francisco Sá (em Ferradas); Escola Marieta de Carvalho (de Itamaracá); Escola Santa Rita I, São Francisco I e Santa Helena (todas na região conhecida como “Cerrado”, próximo ao limite da cidade com Barro Preto); Escolas Áurea Lima, Corbiniano Freire e Gabino Kruschewsky (na BR-101, próximas ao limite com Itajuípe); Escola Nossa Senhora de Fátima (próxima ao acesso para o semianel rodoviário, BR-101) e João Café (na sede da delegacia da Polícia Rodoviária Federal – PRF, também na BR-101); e Escolas Santinha Tavares, Zacarias Dantas, Santa Rita II, Santa Rita III e Filemon Brandão (todas na região de Mutuns). 

A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, explica que “embora tenha o nome de ‘jogos esportivos’, esta ação tem um caráter recreativo e de lazer; as atividades acontecem de maneira cooperada, onde cada escola precisa desenvolver espírito de equipe”, disse. 

O assessor técnico de Esporte, Desporto e Lazer, professor Manassés de Oliveira Moreira, aponta que, “para que cada equipe atinja o seu objetivo é necessário realizar atividades em que um integrante depende do outro, destacando que o espírito da competição saudável acaba por se sobressair”. 

A secretária da Educação destacou ainda o apoio fundamental da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) nos projetos articulados pela SME, citando nominalmente a diretora presidente da associação, a senhora Maruse Dantas, dispondo de um centro desportivo de excelência para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. 

Entre as atividades propostas, os jogos compõem-se por competição de corridas de revezamento, disputa de desenvolvimento de circuito motor em equipe, passadeira coletiva com colchonete, “arruma e desarruma bolas”, com bolas e bambolês. 

Na parte do lazer, descontração e diversão, não faltou a oportunidade do banho de piscina, com muitas brincadeiras. “As atividades são elaboradas e executadas em um ambiente de interação, socialização e companheirismo entre as unidades escolares e os estudantes”, definiu o professor Manassés de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário