247 – Um metro e cinquenta e dois centímetros de altura, 48 quilos e muita garra. Esta é a piauiense Sarah Menezes, que conquistou, neste sábado, um feito inédito para o Brasil. Foi a primeira mulher brasileira a faturar um ouro olímpico no judô. "Estou muito feliz e quero compartilhar a vitória com o povo do Piauí e do Brasil", disse Sarah, após a vitória.
A conquista veio numa vitória contra a romena Alina Dumitru, que era a atual campeã olímpica. Quando faltavam cinquenta segundos para o fim do combate, ela abriu vantagem com um yuko. Em seguida, aplicou um wazari, garantindo a conquista inédita. "Quero agora que a minha medalha sirva de estímulo para os brasileiros que vão lutar nos próximos dias", disse ela.
Sarah era uma das grandes apostas da delegação brasileira. Em 2009, ela foi eleita “atleta do ano”, pelo Comitê Olímpico Brasileiro. No retrospecto contra romena, ela tinha três vitórias e duas derrotas. Neste sábado, a vitória foi incontestável e Sarah não chegou a ser ameaçada. Antes dela, a única mulher a conquistar um ouro olímpico pelo Brasil era Maurren Maggi, que venceu no salto em distância, em Pequim 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário