> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Inaugurado o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ITABUNA-BA: Inaugurado o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado

Noite de festa para a comunidade de Ferradas. Depois de trinta anos de descaço com a casa onde Jorge Amado morou parte de sua infância, finalmente os moradores da antiga vila de Ferradas, hoje um dos bairros mais populosos de Itabuna, recebeu de presente no dia do aniversário de 102 de emancipação política da cidade, o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado.
O terreno da antiga casa da família Amado, estava abandonado há muito tempo. Foi quando a convite da ACODECC, a ACATE, se juntou ao grupo para revindicar do prefeito Azevedo, aquele espaço para a construção de um equipamento cultural, que serviria para beneficiar a comunidade de Ferradas e adjacências. Foi aí que as duas associações tiveram a ideia de apresentar o projeto do Galpão Cultural (de autoria de Ari Rodrigues), que era composto de um teatro, um cinema, uma biblioteca e um museu, que de pronto, foi aprovado pelo gestor. Exatamente um ano depois, o que era um projeto, se transformou no primeiro equipamento cultural do município (já que todos os outros foram destruídos), e que já está em pleno funcionamento, beneficiando a comunidade.
Depois da inauguração do monumento a Jorge Amado que está na entrada principal do bairro (totalmente recuperada), foi descerrada a placa de inauguração do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado e também foi inaugurado os equipamentos do cinema. Várias seções de um documentário sobre a vida e obra de Jorge foi exibido para as mais de 300 pessoas presentes no evento. De http://acateitabuna.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário