> TABOCAS NOTICIAS : ONU estima 267 mil refugiados da Síria em países vizinhos

terça-feira, 31 de julho de 2012

ONU estima 267 mil refugiados da Síria em países vizinhos

Família de refugiados sírios descansa em um campo de uma praça de Argel, na Argélia; 267 mil já saíram do paísO Alto Comissariado das ONU (Organização das Nações Unidas) para Refugiados informou nesta terça-feira que chega a 267 mil o número de sírios refugiados em países vizinhos em decorrência dos confrontos entre rebeldes e tropas do regime de Bashar Assad.
No entanto, apenas 137 mil foram registrados e recebem ajuda humanitária, de acordo com a porta-voz do órgão, Melissa Fleming. A representante explicou que a estimativa é baseada em números dos países vizinhos --Turquia, Iraque, Jordânia, Israel e Líbano--, nações asiáticas e do norte da África, como Egito e Argélia.
"Nós temos os números de sírios registrados, sabemos os que estão na lista de espera, e depois conhecemos os números estimados pelos governos. Por isso, os números diferem, mas podem ascender a pelo menos 267 mil".
O ponto mais crítico é na Turquia. Segundo estimativas da Acnur, cerca de 70 mil pessoas buscaram proteção. A quantidade de refugiados na região também aumenta devido aos combates entre o Exército e rebeldes em Aleppo, a 50 km da fronteira turca, que se intensificaram na semana passada.
Dentre os vizinhos sírios, a Jordânia é o país com mais refugiados: 140 mil, embora apenas 50 mil tenham se registrado com o Acnur para receber ajuda humanitária. O número de cidadãos que escapam do conflito também aumentou no Iraque, chegando a 11.465 registrados.
No Líbano, 34 mil estão recebendo ajuda humanitária, "mas as estimativas indicam que o número de refugiados no país é muito mais alto", especificou a porta-voz. Leia tudo em http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1128962-onu-registra-267-mil-refugiados-da-siria-em-paises-vizinhos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário