> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura inaugura restauração da Casa de Jorge Amado

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ITABUNA-BA: Prefeitura inaugura restauração da Casa de Jorge Amado

Como parte das comemorações do 102º aniversário de emancipação política e administrativa de Itabuna, a Prefeitura entregou, na noite de sábado (28), as obras de pavimentação asfáltica do trevo e do acesso a Ferradas, com um monumento dedicado ao escritor Jorge Amado – uma estátua em resina com pátina em bronze, do artista Lavrud Durval - e restauração da casa onde o escritor passou os primeiros anos da sua vida. O projeto incluiu a urbanização da praça em frente à casa, que ganhou iluminação, abrigo de passageiros e piso de ladrilho. 
O vice-prefeito Antônio Vieira destacou a ação do governo municipal ao investir não apenas na urbanização do acesso à BR 101, como também as obras de restauração da Casa de Jorge Amado, o mais ilustre filho de Itabuna, “que é grapiúna como todos nós e um homem que levou as imagens do Sul da Bahia para o mundo”. Ele destaca que as obras mostram a ação de um governo que trabalha comprometido com uma visão de futuro e do desenvolvimento de Itabuna.
        o Secretário de Desenvolvimento Urbano, José Alencar, observou que o projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna com o banco Santander, Grupo Chaves, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Associação Cultural Amigos do Teatro(Acate) e Ação Comunitária de Cultura e Cidadania de Ferradas (Acodecc),
A presidente da Ficc, Sandra Ramalho, ressaltou a importância das obras  para os moradores do bairro e para Itabuna. ”É uma sensação de dever cumprido porque era desejo da fundação resgatar a memória do escritor no local onde viveu seus primeiros anos, que  vai funcionar como um museu, teatro e um centro de cultura. Este é para mim um momento mágico e que marca a realização de um sonho”, declarou.
A casa, que pertenceu à família do escritor, será administrada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e pela Acate. O local abriga em suas instalações uma biblioteca com as obras de Jorge Amado, um museu, um teatro e sala de cinema. Durante a inauguração, centenas de visitantes, dentre eles secretários de governo da Prefeitura de Itabuna e o vice-prefeito Antonio Vieira, assistiram a um documentário sobre a vida do escritor grapiúna. A solenidade teve ainda a participação de atores caracterizados como personagens do autor e do grupo de chorinho Barros Reis, de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário