> TABOCAS NOTICIAS : 09 DE JULHO

segunda-feira, 9 de julho de 2012

09 DE JULHO

9 de Julho – Dia Internacional Pelo Desarmamento – International Gun Destruction Day

Segundo dados da ONG suíça Small Arms Survey 47 mil brasileiros morrem todos os anos vítimas de armas de fogo.
Os números, de acordo com especialistas em violência, servem também como mais um alerta para que o Dia Internacional pelo Desarmamento, criado pela ONU e comemorado em diversos países, seja uma data de reflexão e conscientização sobre os riscos de se andar armado.
O Brasil saiu dos anos 90 mais violento do que entrou. De acordo com o IBGE, entre 92 e 99, a média nacional de mortalidade por homicídios aumentou 37%. Subiu de 19,12 para 26,18 assassinatos para cada cem mil habitantes. Nesse período, não houve redução dos homicídios em um ano sequer.
Por trás dessa média, há grandes variações segundo a distribuição geográfica e a faixa etária das vítimas. Roraima, Pernambuco e o Rio de Janeiro são os estados líderes em homicídios no país, com taxas que superam os 50 assassinatos para cada 100 mil pessoas. Mas as maiores vítimas de mortes violentas não são cariocas nem roraimenses: são mesmo os jovens. Fonte: Vale Paraibano / Aprende Brasil / Control Arms / IANSA

DIA DO PROTÉTICO - 09 DE JULHO

A prótese dentária é uma especialidade que atua nos bastidores da odontologia, a qual o protético produz próteses dentárias e aparelhos ortodônticos a pedido do cirurgião-dentista. O protético trabalha obrigatoriamente para auxiliar o dentista e não diretamente para o paciente.

O protético dentário é o profissional que confecciona próteses removíveis, implantes, moldes para clareamento, aparelhos de ortodontia e trabalhos com facetas de porcelana. , O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.

Características de um protético dentário

=> É fundamental ter habilidade manual e conhecimento teórico, para isso é necessário muito estudo e atenção.
=> Senso de responsabilidade
=> Senso estético
=> Capacidade de concentração
=> Autocontrole
=> Atenção aos detalhes
=> Organização
=> Boa coordenação motora
=> Boa visão
=> Disciplina
=> Habilidade manual
=> Perfeccionismo
=> Paciência
=> Dedicação

Formação necessária

Para exercer a atividade de protético é necessário fazer curso técnico de Prótese Dentária reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), que pode durar entre um ano e meio a dois anos. Geralmente desde o primeiro semestre de aula, o aluno começa a fazer estágio. O ensino feito por esse profissional de nível técnico é aprimorado em cursos com outros profissionais com maior experiência. Para atuar na área é obrigatório ter o registro do Conselho Regional de Odontologia da jurisdição em que exercerá a profissão. No caso de técnicos, o Conselho exige um curso de formação com no mínimo 2200 horas de aula. A escola também precisa ser registrada no CRO.
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA 1932 - GUERRA

Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista
Movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

A guerra foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia que gozavam os estados, durante a vigência da Constituição de 1891. A Revolução de 1930 impediu a posse do ex-governador do estado de São Paulo, Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente da república Washington Luís colocando fim à República Velha, invalidando a Constituição de 1891 e instaurando o Governo Provisório, chefiado pelo candidato derrotado das eleições de 1930, Getúlio Vargas.

O dia 9 de julho, atualmente, marca o início da Revolução de 1932 e é a data cívica mais importante do estado de São Paulo, sendo feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.
Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.

Foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo o último, dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.

Após a revolução de 1932, São Paulo voltou a ser governado por paulistas e dois anos depois, uma nova constituição foi promulgada, a Constituição de 1934. Fonte http://www.portalescolar.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário