Na sexta-feira, após a Suprema Corte derrubar as taxas impostas por Trump, ele havia anunciado uma alíquota de 10% aos países
Um dia após anunciar uma tarifa global de 10% depois de a Suprema Corte dos EUA derrubar o tarifaço, o presidente norte-americano Donald Trump informou neste sábado (21) que aumentará a alíquota para 15%.
O anúncio foi feito em uma postagem em sua rede social, Truth Social. Segundo Trump, a decisão, com “efeito imediato vai elevar a tarifa mundial de 10% sobre países, muitos dos quais vêm explorando os EUA há décadas sem retaliação (até a minha chegada!), para o nível totalmente permitido e legalmente testado de 15%”.
Ele complementou que, nos próximos meses, o governo dos EUA determinará e emitirá novas tarifas legalmente permitidas, “que darão continuidade ao nosso processo extraordinariamente bem-sucedido de tornar a América grande novamente”, afirmou.
No post, o presidente americano diz que a decisão foi feita com base em “uma revisão exaustiva, detalhada e completa da decisão ‘ridícula’, mal escrita e extraordinariamente antiamericana sobre Tarifas emitida ontem (sexta, 20), após muitos meses de contemplação, pela Suprema Corte dos Estados Unidos”.
Tarifa de 10% foi assinada na sexta
Na sexta-feira (20), logo após a Suprema Corte dos EUA derrubar as tarifas globais de Trump, ele anunciou que assinou um decreto que impôs a tarifa de 10%.
Trump disse que acionou um dispositivo legal conhecido como Seção 122 — nunca antes utilizado por um presidente — para impor a tarifa global nos próximos dias. Em paralelo, afirmou que recorrerá a um segundo conjunto de instrumentos, conhecido como Seção 301, para abrir investigações sobre supostas práticas comerciais desleais de determinados países, que não foram especificados. Mais na infomoney

Nenhum comentário:
Postar um comentário