Pai e filho foram resgatados por bombeiros na quarta-feira (18), na Bahia
Por Juana Castro / AratuOn

Imagens: Corpo de Bombeiros
Um homem e uma criança, pai e filho, respectivamente, foram resgatados por bombeiros de um poço de 10 metros de profundidade, na Bahia. A situação ocorreu na tarde de quarta-feira (18), em uma fazenda na zona rural de São Gonçalo do Campos.
Equipes do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) atuaram no resgate. Segundo informações repassadas no chamado, a criança caiu no interior do poço, que continha água, era escuro e de difícil acesso. Ao perceber a situação, o pai entrou no poço na tentativa de salvar o filho, mas ambos ficaram impossibilitados de sair sem apoio especializado.
Resgate com técnicas de salvamento vertical
Um dos militares desceu até o fundo do poço utilizando técnicas de salvamento vertical. A criança foi imobilizada e içada com segurança por meio de um sistema de cordas. Em seguida, o pai foi ancorado e retirado com o uso de sistema de vantagem mecânica, recurso que facilita a elevação de vítimas em profundidade.
Após o resgate, pai e filho receberam atendimento de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Estrutura utilizada na operação
Para a operação, os bombeiros montaram um sistema de salvamento em altura com tripé de resgate, equipamento utilizado para ancoragem segura sobre a abertura do poço. Também foram empregados cordas, mosquetões, freios e cadeirinha de salvamento.
O tripé garante estabilidade e cria um ponto elevado de ancoragem, permitindo a descida controlada do bombeiro ao interior do espaço confinado e a retirada segura das vítimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário