A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regula e supervisiona o setor aéreo no Brasil, está avaliando a criação de uma nova categoria de habilitação voltada especificamente aos pilotos dos chamados “carros voadores”, aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Para isso, a agência abriu uma consulta pública e quer receber contribuições da sociedade sobre os requisitos para esses profissionais. Fonte: Agência Brasil
O objetivo da Anac com essa iniciativa é preparar, de maneira gradual e segura, o sistema brasileiro de licenças para incluir essa nova modalidade de aeronaves dentro da mobilidade aérea avançada. A proposta envolve uma formação específica, iniciando por um período de transição destinado a pilotos que já possuem licenças de avião ou helicóptero, com treinamento, experiência supervisionada e um exame prático de proficiência.
A consulta pública está aberta até 16 de março por meio do Portal Brasil Participativo, e a expectativa é de que pilotos, fabricantes, organizações de treinamento, operadores e especialistas contribuam com sugestões para uma proposta de emenda ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 61, o qual define regras de licenças e certificados para profissionais da aviação.
Representantes da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) veem a chegada dos carros voadores como uma oportunidade de mercado no início, destacando que haverá adaptações teóricas e práticas conforme a regulamentação:
“O que é bom para os nossos associados. Teremos uma adaptação teórica e prática, nos termos da regulamentação que a Anac fará”, afirmou o diretor Abrapac Carlos Perin.
No entanto, Perin também acredita que, no futuro, o transporte com eVTOLs pode evoluir para modelos não tripulados, reduzindo a necessidade de pilotos a bordo com o tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário