Todos os espaços do Centros de Referência de Assistência Social do Centro de Esportes Unificados (CRAS -CEU), no Urbis IV, foram tomados nesta sexta-feira, dia 10, por mulheres que dos bairros adjacentes que participaram do último dia das ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Durante toda manhã, foram oferecidos serviços de beleza, orientações jurídicas, atendimento psicológico, testes de glicemia, aferição da pressão arterial e atendimento com a Defensoria Pública.
Segundo a secretária municipal da Promoção Social e Combate a Pobreza, Luciene Nascimento, a ação resultou de um trabalho conjunto para que as mulheres fossem atendidas.
“Foi tudo planejado, para que pudéssemos oferecer o melhor. Sabemos que a demanda é grande, mas precisamos dar atenção a cada uma delas”, falou. Já a coordenadora do CRAS CEU, Vanessa Leite, estima que os atendimentos tenham passado de 150 mulheres. “Hoje as mulheres tem a oportunidade de passar por rodas de conversa sobre autoestima. É um dia proveitoso para essas guerreiras”, disse.
Moradora do Jorge Amado, a dona de casa Luciene de Souza aproveitou para cuidar da saúde e colocar em dia com exames simples. “Medi a insulina, vou arrumar o cabelo e depois vou passar na acupuntura. Essas ações deveriam acontecer mais vezes, porque nós precisamos”, frisou.
O atendimento da Defensoria Pública também foi bastante procurado, segundo a defensora, Aliene Brito. Ela falou que as dúvidas mais comuns são questões ao direito de família. “A gente prestou esclarecimentos sobre pensão alimentícia, a guarda de filhos menores e exames de DNA. As pessoas ainda desconhecem seus direitos. Por isso, hoje foi um dia dedicado ao esclarecimento dessas questões”, disse Aliene Brito.
O evento teve a participação de estudantes das Faculdades Santo Agostinho (FASA) de Itabuna e da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro que levaram serviços de estética às mulheres participantes das ações da SEMPS.
A dona de casa Delmira Santos reservou a manhã para ir ao evento no CRAS CEU. “Agora, parei para fazer as unhas, mas já medi minha pressão arterial. Gostei muito, porque foi dedicado a nós mulheres”, comemora.
“Foram atividades para destacar a mulher itabunense, sobretudo as que são atendidas pelos CRAS. Foi uma semana de alegria e de um trabalho com entusiasmo”, finaliza a secretária municipal da Promoção Social e Combate a Pobreza, Luciene Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário