> TABOCAS NOTICIAS : Relatório do CGU ocultado por Bolsonaro descartou fraude nas eleições de 2022

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Relatório do CGU ocultado por Bolsonaro descartou fraude nas eleições de 2022

Concluído em dezembro de 2022, o documento apontou que ‘não foram verificadas inconsistências no sistema eletrônico de votação’
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Apesar da insistência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em contestar a lisura do processo eleitoral de 2022, um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) de 1º de dezembro do ano passado descartou a ocorrência de fraude naquele pleito.

De acordo com informações da coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, o documento, que é de conhecimento de Bolasterona, apontou que “não foram verificadas inconsistências no sistema eletrônico de votação”.

Ainda segundo a publicação, o relatório, assim como a fiscalização do pleito por parte da CGU, se deu por ordem do ex-presidente, mas nunca foi divulgado. Ele veio à tona agora, após ser obtido pela coluna por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

“No âmbito de atuação da CGU como entidade fiscalizadora, considerando o escopo de ação definido pela Controladoria e os instrumentos de fiscalização disponíveis na Resolução TSE nº 23.673/2021 (que trata dos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eleitoral), não foram verificadas inconsistências no sistema eletrônico de votação entre as situações previstas e as verificadas pelas equipes”, conclui documento, que traz o timbre da CGU, mas não é assinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário