Rui e Jerônimo vistoriaram os dois residenciais do Minha Casa Minha Vida neste sábado; solenidade com presidente Lula marcará relançamento do programa
Foto: Rafael Martins/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou neste sábado (11) o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em última vistoria de dois residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida na cidade de Santo Amaro. Os dois gestores confirmaram a entrega das moradias pelo governo federal, na próxima terça-feira (14). A solenidade vai marcar o relançamento do programa federal nesta terceira gestão de Lula e terá a presença do presidente da República.
O Minha Casa Minha Vida foi criado em 2009, no segundo governo Lula. De acordo com o ministro, como as obras destinadas à faixa 1 (para pessoas com renda de até R$ R$ 1.800) estavam suspensas havia 6 anos, foi feita uma parceria com os estados e municípios brasileiros para dar celeridade aos trabalhos, especialmente àqueles que estão em etapa de conclusão. O objetivo é entregar cerca de 170 mil unidades habitacionais até o final de 2023.
“Eles acabaram com a faixa 1 e na faixa 1 estão aquelas pessoas que mais precisam. Então o programa volta trazendo a faixa 1 de volta e esse é o carro chefe do programa. O programa tem as outras faixas, que têm subsídio, mas envolve financiamento”, afirmou Rui, em referência aos governos passados.
Na visita, Jerônimo destacou o trabalho que do Estado junto ao Governo Federal para recuperar obras que estavam quase prontas e foram suspensas. “Encontramos uma situação de deterioração de telhado, de vaso sanitário, de vidro”, disse o chefe do Executivo estadual, que reconheceu casos em que não houve tempo hábil para conseguir resolver. “Nós estamos trabalhando para em três ou quatro meses entregar obras em situações semelhantes a essa”. Na Bahia, há habitações populações próximas de serem concluídas em Camaçari, Lauro de Freitas, Barreiras e Euclides da Cunha.
Segundo o presidente da Conder – empresa estadual à frente da obra em Santo Amaro -, José Trindade, foi necessária uma força-tarefa para a entrega do empreendimento. “Só aqui foram 684 unidades que nós refizemos toda a parte elétrica, hidráulica, de pintura e recuperação de instalações, de metais, de vasos sanitários, vidros quebrados, estruturas quebradas”, declarou.
Também foram realizadas obras de melhorias no entorno, como a realização de 1,7 quilômetros de pavimentação asfáltica, construção de calçadas, recuperação de equipamentos comunitários, quadras e parques infantis, recuperação de estação de tratamento de esgoto e quadra esportiva e alambrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário