> TABOCAS NOTICIAS : Esperança contra esquizofrenia: remédio que combate sintomas está em teste no Brasil

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Esperança contra esquizofrenia: remédio que combate sintomas está em teste no Brasil

O novo remédio contra esquizofrenia está sendo testado no Paraná 
- Foto: Thinkstock
Cientistas brasileiros e de mais 14 países testam um novo remédio contra a esquizofrenia. A nova medicação promete mudar melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com alucinações provocadas pelo transtorno. Por Rinaldo de Oliveira / SNB

A esquizofrenia é um transtorno mental que provoca pensamentos delirantes, perda da memória e da aprendizagem, além de um comportamento fora do padrão e desorganização mental.

E um grupo de pesquisadores, em Curitiba (Paraná), testa um novo medicamento, capaz de melhorar a parte cognitiva dos doentes.

Terceira fase de testes
Os cientistas que atuam no Centro de Pesquisas TrialTech, da capital paranaense, entraram na terceira fase de testes do medicamento. A expectativa é que se, tudo correr bem, até 2026, a medicação esteja disponível para comercialização.

Para o médico psiquiatra Luís Fernando Petry, um dos coordenadores do projeto, as medicações existentes apenas controlam surtos, delírios e alucinações, sintomas da doença. Porém, mesmo sob uso de remédios, a memória e aprendizagem se perdem com o passar dos anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a esquizofrenia é um transtorno mental grave que atinge cerca de 21 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, são 2 milhões de pessoas com este diagnóstico.

Desafios do remédio
De acordo com Petry, o desafio é desenvolver uma medicação que consiga também bloquear essa perda cognitiva. A mais nova aposta da ciência envolve pesquisadores de 15 países, incluindo o Brasil.

O medicamento, em fase 3, é testado em voluntários. No ano passado, o centro de pesquisas pediu a colaboração da sociedade para que mais pessoas participassem dos testes. Deveriam ser homens e mulheres com idades entre 18 a 5o anos com diagnóstico de esquizofrenia. Leia mais no sonoticiaboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário